A copa e um dos simbolos da nossa cultura

 

 

Cuiabá participa de evento no RJ para promoção da Copa do Mundo

foto copa. 24 junho

 

 

Dezenas de jornalistas brasileiros e estrangeiros visitaram o espaço que reuniu as cidades-sede no Maracanã; Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, foi presenteado como uma viola de cocho

ASSESSORIA/SECOPA-MT

Jornalistas brasileiros e do exterior conheceram nesta segunda-feira (24.06) um pouco mais sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado de Mato Grosso para a Copa do Mundo de 2014. No evento realizado pela Fifa no Maracanã, Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá se destacou pela gastronomia, cultura e belezas naturais, ilustradas pelo artesanato regional.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi presenteado com uma viola de cocho, instrumento musical genuinamente mato-grossense tombado patrimônio imaterial brasileiro. A imprensa também degustou comidas típicas, como mojica de pitado, Maria Isabel e doce de caju.

Além da Arena Pantanal, que está com aproximadamente 70% das obras concluídas, os jornalistas buscaram informações sobre as características da cidade e atrações turísticas, especialmente a fauna do Pantanal.

“Cuiabá está melhorando sua estrutura para sediar o evento, com foco em mobilidade urbana, que será o maior legado da Copa do Mundo em Mato Grosso. Queremos aproveitar a oportunidade também para promoção do turismo regional, fomentando também a economia de Mato Grosso”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

O evento teve exposição de 11 das 12 cidades-sede, somente Fortaleza não

participou.

ASSESSORIA/SECOPA-MT

 

 Viola de Cocho

Viola-de-Cocho é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse “cocho” é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas. A Viola-de-Cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004.1

A copa divulga a cultura e cultura é a expressão mais pura de um povo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags: , ,

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Envie um comentario